Seminário Temático I – Práticas Corporais dos Povos Tradicionais (Linha 1)

Área de Concentração: Processos Socioculturais na Amazônia
Linha de Pesquisa: Linha 1) Sistema Simbólicos e Manifestações Socioculturais
Sigla / Número: PGSCA562
Nível: Mestrado Acadêmico
Créditos: 3.0             Carga Horária: 45 horas
Professores:  Drª Artemis de Araujo Soares
Eletiva

EMENTA
        Historicidade dos povos tradicionais através de suas práticas corporais no cotidiano da aldeia: andar. correr, saltar, transportar, lançar, nadar e outras expressões culturais de caráter lúdico como dançar, além de brincadeiras tradicionais de forma geral confirmando a valorização da transmissão de seus valores e costumes

Geral:
Formar pesquisadores aptos a trabalhar de forma interdisciplinar.valorizando a cultura dos povos tradicionais
Específicos:
a)        Possibilitar a compreensão de temas tradicionais como objeto de pesquisa à luz de teorias e métodos que contribuam para a consolidação do Programa com características amazônicas.
b)       Reconhecer a importância das práticas corporais como elemento primordial de uma cultura
c)        Discutir e analisar a diversidade da cultura tradicional.
d)       Atingir a autonomia produzindo papers para publicação  e avanço do projeto de pesquisa originalmente aceito pelo PPGSCA, a partir da coleta em comunidades indígenas ou rurais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I - da teoria

1. Considerações sobre a Cultura Corporal
  2. Práticas corporais, sua importância e aplicabilidade
  3. Natureza e função das práticas corporais na educação indígena e na escola indígena
  4. Práticas cotidianas e brincadeiras tradicionais dos povos amazônicos

II - da prática

1.      Memória- Levantamento de informantes
2.      Registro de práticas e brincadeiras
3.      Vivência prática – visita a comunidades

III –Aplicabilidade - do entrelaçamento teoria x prática no cotidiano escolar

1. Vivência de práticas corporais individuais e grupal
  2. Análise das práticas corporais relacionadas aos objetivos de ensino
  3. Importância e aplicabilidade para o pesquisador

PROCEDIMENTOS DE ENSINO

Aula expositiva;
Recursos tecnológicos;
Oficinas;
Seminários.

AVALIAÇÃO

A avaliação parcial será realizada através da organização e participação em Seminários temáticos com convidados.
A avaliação final dar-se-á na forma de 1 artigo, com apresentação oral ( 5,0) E documental (5,0) de tema emergente da prática pedagógica (coleta realizada em comunidades).

BIBLIOGRAFIA

ALBUQUERQUE, Maria do Socorro Craveiro de. 20 anos de Formação de Professores Indígenas no Projeto de Autoria  da CPI/AC/. Maria do Socorro Craveiro de Albuquerque-João Pessoa: Santa Marta, 2010. 203p:Il

BARROS, Aidil de Jesus Paes. LEHFEL, Neide Aparecida de Souza. Projeto de Pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 2004.

ECO, Humberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2007.

GI, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Ed. Atlas, 1994.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 2007.

PINTO, Leila Mirtes Santos Magalhães e GRANDO, Beleni Saléte (Orgs). Brincar, Jogar, Viver: XIX Jogos dos Povos Indígenas. Cuiabá: Central de Texto, 2010.

SILVA, Aracy Lopes e FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Orgs.). Práticas Pedagógicas na Escola Indígena. São Paulo :Global, 2001.

SILVA, Aracy Lopes da e FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Orgs.) Antropologia, História e Educaçao: A questão indígena e a escola-2ª.ed.  São Paulo : Global, 2001.

SILVA, Aglair Gomes da et  al. Aldeias Indígenas Mura. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas,  2008.

SOARES, A. A. Jogos e Brincadeiras da criança do Amazonas. In: ANAIS do CONGRESSO DE EDUCAÇAO FISICA DOS PAISES DE LINGUA PORTUGUESA. La Corunha, 1997.

___________ O Corpo do índio amazônico- Estudo centrado no ritual da Worecu do povo  Tikuna.Tese de doutorado. Porto, FCDEF-Universidade do Porto, 1999.

___________. Ritual Tikuna e o Corpo- aproximações com o desporto. 1a.. ed. Porto (PT): Editora da Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física, 2004, 108 p.

_____________O jogo de bolinha de gude (peteca) praticado com caroço de Tucumã – estudo realizado com crianças indígenas da Amazônia baseado na teoria praxiológica de Pierre Parlebas. Anais do III Congresso de Práticas Corporais Indígenas. Cuiabá:Editora da UNEMAT, 2010.

VEIGA, Juracilda e FERREIRA, Maria Beatriz Rocha (Orgs). Desafios Atuais da Educação Escolar Indígena. Campinas, SP: ALB, Ministério do Esporte, Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer, 2005.

Está bibliografia constitui um conjunto de referências iniciais da disciplina, podendo ser acrescida de novos títulos no decorrer das aulas.