Tópicos Especiais IV (Linha I)

Disciplina: T.E. IV – Processos de Criação Intersemióticos
Área de Concentração: Processos Socioculturais na Amazônia
Linha de Pesquisa: Linha 1) Sistemas Simbólicos e manifestação socioculturais.
Sigla / Número: PGSCA571
Nível: Mestrado Acadêmico e Doutorado
Créditos: 3.0                 Carga Horária: 45 horas
Professora: Dª  Rosemara Staub de Barros
Eletiva

EMENTA

Estudo do processo de criação dos sistemas simbólicos socioculturais. Os sistemas de redes intersemióticas. Aplicações e análises das manifestações socioculturais na dinâmica da semiótica.

OBJETIVOS

Geral: Compreender o processo de criação dos sistemas simbólicos socioculturais.

Específicos:
a)        Investigar os processos de criação dos sistemas simbólicos culturais e das manifestações socioculturais;
b)       Relacionar os estudos da semiótica para os estudos das redes intersemióticas presentes nas manifestações socioculturais, de interesse do objeto de pesquisa do aluno.
c)        Compreender os processos de significação - a semiótica - para os estudos da semiótica da cultura.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Introdução aos estudos interseemióticos.
  2. Processo de criação à luz da semiótica;
  3. Mecanismos e procedimentos de análise sobre processos de criação;
  4.  Aplicações

PROCEDIMENTOS DE ENSINO

Aula expositiva;
Recursos tecnológicos;
Seminários

AVALIAÇÃO

A avaliação dar-se-á da seguinte forma:
Duas avaliações durante o semestre (N1) + (N2)
Uma avaliação final (PF)

BIBLIOGRAFIA

LOTMAN, Iúri. A estrutura do texto artístico. (trad. M.C.V.Raposo). Lisboa: Estampa: 1978.
_______________. La Semiosfera. Selección y traducción del ruso por Desiderio Navarro. Madrid: Frónesis/Cátedra Universitat de València, 1996, v. I.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________. La Semiosfera. Selección y traducción del ruso por Desiderio Navarro. Madrid: Frónesis/Cátedra Universitat de València, 1998, v. II.
­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________. La Semiosfera. Selección y traducción del ruso por Desiderio Navarro. Madrid: Frónesis/Cátedra Universitat de València, 2000, v. III.
SALLES, Cecília. Gesto Inacabado. São Paulo: AnnaBlume, 2007.
______________. Arquivos de Criação. Vinhedo/SP: Editora Horizonte, 2010.
SANTAELLA, Lúcia. Semiótica aplicada.  São Paulo: THOMSON Pioneira, 2002.
___________________. A assinatura das coisas. Rio de Janeiro: IMAGO, 1992.
___________________. Teoria Geral dos Signos. São Paulo: THOMSON Pioneira, 2000.
SANTAELLA, Lucia ; VIEIRA, J. A. . Metaciência como guia de pesquisa - uma proposta semiótica e sistêmica. 1. ed. São Paulo: Mérito, 2008. v. 1. 157 p.
SCHNAIDERMAN, Boris (org.). Semiótica Russa. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1979.
VIEIRA, J. A. . Formas de Conhecimento: Arte e Ciência - Uma visão a partir da Complexidade. Vol. III Ontologia. 1. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2008. v. 1. 109 p.
VIEIRA, J. A. . Formas de Conhecimento: Arte e Ciência. Uma visão a partir da Complexidade. Vol. I: Teoria do Conhecimento e Arte. 2. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2008. v. 1. 136 p.
VIEIRA, J. A. . Formas de Conhecimento: Arte e Ciência. Uma visão a partir da Complexidade - Ciência. 1. ed. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editôra, 2007. v. 1. 142 p.