Bolsa de Estudos

Critérios para concessão e renovação de bolsas do PPGSCA
Bolsas Novas
Serão concedidas bolsas aos alunos novos, levando-se em consideração os melhores índices obtidos no processo seletivo. Será reservado um percentual de bolsas novas para atender aos alunos indígenas que ingressarem no PPGSCA, observando-se seu desempenho no processo de seleção, sem prejuízo da observância das regras das agências financiadoras.

Renovação de Bolsas:
A renovação da bolsa é condicionada ao desempenho e dedicação do aluno ao programa, podendo ser cancelada antes do término de seu período de concessão caso o pós-graduando não apresente rendimento suficiente. A aplicação destes indicadores internos de avaliação não exclui a estrita observância dos critérios específicos das agências financiadoras do PPGSCA (CAPES e FAPEAM).

Documentos necessários à renovação:
1. Relatório de atividades relativas ao período de usufruto da bolsa, incluindo uma programação de atividades acadêmicas para o período seguinte. São itens obrigatórios:
a). Disciplinas realizadas no período e seu respectivo conceito;
b). Atividades acadêmicas variadas (palestras, seminários, encontros, mesas, jornadas, etc), realizadas pelo PPGSCA ou não, que tenham afinidade com a área de estudos do pós-graduando;
c). Programação acadêmica para os semestres posteriores, indicando-se claramente os próximos passos do pós-graduando não apenas em termos de cumprimento dos créditos mas também em se tratando do andamento de seu trabalho de dissertação. (O relatório deverá ser acompanhado de cópias de documentos comprobatórios.)
2. Parecer circunstanciado encaminhado pelo Orientador à Comissão de Bolsas;
3. Declaração de Dedicação Exclusiva à Pós-Graduação.

Critérios de avaliação acadêmica:
I. Obtenção de conceitos A e B nas disciplinas realizadas no semestre anterior;
II. Participação em atividades acadêmicas vinculadas (ou não) ao Programa;
III. Dedicação exclusiva às atividades da pós-graduação;
IV. Parecer do Orientador.